REVOLUÇÃO FARROUPILHA

Na madrugada de 20 de setembro de l835, os rebeldes farroupilhas atravessavam a ponte da Azenha, em Porto Alegre,põe o presidente da província a correr e dão a partida para a mais longa guerra civil da história do Brasil.

 Entre a invasão de Porto Alegre e a assinatura da paz de Ponche Verde, em 28 de fevereiro de l845, transcorreram-se 3.466 dias, durante os quais morreriam entre três e cinco mil pessoas Naquela época estouraram três rebeliões no país Cabanagem, no Pará; Sabinada na Bahia e Balaiada, no Maranhão. Esses conflitos são juntados, pelos historiadores, à Revolução Farroupilha  para configurar o que chamavam de “crise da Regência”. As idéias liberais que pregavam a derrubada das monarquias absolutistas fervilhavam pelo mundo.

Ao mesmo tempo, as Lojas Maçônicas e a imprensa intensificavam a propaganda republicana, que em alguns casos serviu de motor às pretensões da elite rural.

           Fazendeiros do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais não tinham muito de que se queixar, mas os do sul e do nordeste,  menos influentes, tinham e muito.

Desde l82l o governo central cobrava imposto pesadíssimos sobre produtos que província exportava, como charque, trigo, erva-mate,couros, sebo e graxa.

O caso do charque na década de 30 causou indignação e sempre os impostos explorando o povo, causou a indignação, a revolta efinalmente a revolução.

O maior dos caudilhos, BENTO GONÇALVES, que os pais queriam que fosse padre, montou num cavalo e foi fazer formação política  e militar no outro lado da fronteira. Ao voltar tornou-se o principal líder da Revolução Farroupilha. Sua formação nacionalista se completou com a entrada na Maçonaria em l830.

Bento Gonçalves tornou Venerável da Loja Philantropia e Liberdade e vejam o que ocorreu no dia l8 de setembro de l835.

 Ate aqui nos podemos confirmar através de documentos, e dos livros de historia do Brasil, mas o que se segue, apesar de muito interessante, não temos como comprovar. ( MIRA)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s