Água: tecnologia de Israel para o mundo

Israel é um país pequeno, com poucos recursos naturais, grande parte de seu território (aproximadamente 60%) está localizada em região de deserto, o que o torna muito dependente da irrigação, e a quantidade de chuvas ao longo do ano não é significativa. Como então o país driblou todo este cenário negativo e transformou-se em referência mundial em tecnologias de água? É exatamente esta a resposta: a inovação veio da necessidade; os desafios de um contexto negativo foram a ignição para a criação de uma política hídrica séria, criada há décadas. Hoje Israel não só aplica estas soluções internamente, como as exporta para muitos países. Em linhas gerais, a água consumida pela população israelense vem basicamente da dessalinização (processo que retira o sal e substâncias da água do mar, tornando-a própria para consumo). Já são algumas usinas deste tipo em funcionamento no país. A expectativa é de que até 2020 toda a água potável do país seja proveniente de dessalinização.
A água usada na agricultura (embora as tecnologias de irrigação israelenses sejam muito modernas, utilizando minimamente a água – irrigação por gotejamento) e na indústria são água de reuso. O país recicla em média 80% da água utilizada, a maior média mundial. Até 2020 Israel espera produzir 600 milhões de m3 de água reciclada para a agricultura. Além disto, há soluções de ponta que evitam vazamentos e desperdícios de água, monitoram toda a rede de distribuição e permitem detectar qualquer problema em tempo real. Enfim, uma cadeia inteligente e completa de soluções para o setor.

unnameds soluções israelenses podem ser implantadas com sucesso no Brasil. Por este motivo, a Missão Econômica de Israel, em São Paulo e no Rio de Janeiro, trará ao Brasil, no final de março, uma delegação de especialistas israelenses desta área. Eles visitarão estados brasileiros, demonstrando suas soluções através de seminários e encontros com autoridades e empresários locais, na intenção de cooperação e parcerias. De 13 a 15 de outubro haverá a “8ª Watec Israel – Feira e Conferência Internacional de Água” e as Missões Econômicas de Israel em SP e no RJ formarão uma delegação brasileira para participar do evento e visitar, “in loco”, as novidades do setor.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s